Pesquisar este blog

quarta-feira, 8 de março de 2017

Telma Gurgel e William Coelho, candidatos a Reitora e Vice-Reitor da UERN


Conheça a trajetória de vida dos professores Telma Gurgel e William Coelho, respectivamente candidatos a Reitora e Vice-Reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte(UERN) 

TELMA GURGEL DA SILVA 

Professora Telma Gurgel, candidata a Reitora da UERN

Natural de Mossoró, filha de Edvaldo Cândido e de Socorro Gurgel, foi aluna do Colégio Diocesano durante o Ensino Fundamental e cursou o segundo grau no Colégio Marista, em João Pessoa. 


Viveu a infância entre as cidades de Mossoró e Assu, terra de seu pai. A trajetória de Telma Gurgel nos movimentos sociais se iniciou em João Pessoa, nos movimentos populares de bairros no início dos anos 1980, com o boicote às padarias contra o alto preço dos pães naquela época. 

Graduada em Serviço Social pela UERN, à época FURRN, no ano de 1986. omo aluna da UERN e membro do DCE, militou pela estadualização da universidade, que cobrava mensalidade dos estudantes e chegava a impedir alunos inadimplentes de realizarem provas.  No ano de 1987, foi aprovada no primeiro concurso para professores da UERN. 

Telma Gurgel é mestre em Ciências Sociais pela UFRN, doutora em Sociologia pela UFPB, com estágio doutoral na Universidade de Paris 8, e pós-doutora em Sociologia pela Universidade de Paris 7. 

Possui uma trajetória incontestável na defesa da UERN, desde o período de graduanda, quando atuou de forma decisiva no movimento de estadualização da universidade, na condição de dirigente do DCE. 

Há 30 anos como docente, possui um vasto currículo acadêmico de atividades de ensino, pesquisa e extensão. É bolsista de produtividade do CNPQ e coordenadora do Núcleo de Estudos sobre a Mulher Simone de Beauvoir. 

Como cientista, coordena pesquisa nacional e publica em periódicos mundialmente conhecidos, como a Revista do Centro Tricontinental (CETRI), da Bélgica, e na Nouvelles Questions Fèministes, revista francesa fundada por Simone de Beauvoir, além de ser parecerista dos principais periódicos da sua área de atuação. 

Possui significativa experiência em gestão administrativa, tendo sido diretora da Faculdade de Serviço Social (FASSO) por duas gestões consecutivas, chefe do Departamento de Serviço Social e coordenadora do mestrado em Serviço Social e Direitos Sociais, do qual foi protagonista no processo de criação. Atuou também como coordenadora do Conselho Regional de Serviço Social, da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social e do Grupo de Estudos Feministas. 

São 34 anos de dedicação com lealdade e afinco aos interesses de uma universidade pública, democrática e de qualidade, o que se expressa como um compromisso de vida. Além do currículo no interior da UERN, foi fundadora e coordenou o Centro Feminista 8 de Março e atuou como vereadora da Câmara Municipal de Mossoró. 

Telma Gurgel conta com notável capilaridade social na sociedade potiguar por ter em sua trajetória um legado de compromisso com a educação, saúde e cultura no estado do Rio Grande do Norte, o que a credencia a ser uma reitora com capacidade de articulação e força política, sem vínculos de dependência partidária, para enfrentar os desafios postos à defesa da UERN e dos direitos dos seus segmentos. 


WILLIAM COELHO DE OLIVEIRA 

Professor William Coelho, candidato a Vice-Reitor da UERN

Natural da cidade de Natal, filho de Gonçalo Coelho de Oliveira e Maria das Dores Dantas de Oliveira. 

Cresceu em Natal junto com mais cinco irmãos, passando as férias na casa de tios na cidade de Macaíba, onde aprendeu a plantar e a colher, além de pescar e andar a cavalo, suas paixões. 

Em fevereiro de 1987, colou grau como Licenciado em Filosofia na UFRN, com a pesquisa sobre A Noção de Deus em Spinoza. Então desempregado e com esposa grávida, prestou concurso para Eletricista da Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern). Aprovado e diplomado, trabalhou como eletricista na cidade de Tibau. 

Em junho de 1988, foi aprovado no segundo concurso para professor de Filosofia da UERN. Porém, sob contrato de apenas 20h na jovem UERN, cujo salário de professor auxiliar não correspondia à metade do de eletricista, se manteve na Cosern até o ano de 1994. 

Com o projeto de pesquisa sobre a Dimensão Ética da Política em Aristóteles, conquistou a Dedicação Exclusiva (DE) na UERN e então iniciou o Mestrado, na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), onde defendeu a dissertação sobre as Implicações Éticas do Conceito de Animal Político em Aristóteles. 

Até o ano de 2005 lecionou Filosofia em todos os cursos do Campus Central da UERN. Foi conselheiro da Revista Expressão (UERN) e da Revista Contexto (FAFIC), da qual também foi cofundador. 

William Coelho já publicou vários artigos em revistas e em eventos de Filosofia, coordenou o projeto de extensão Vídeo-Debate e criou o grupo Amantes de Sophia. Também coordenou duas edições do Curso de Especialização em Filosofia: em Epistemologia, destinado a professores de outros departamentos das diversas faculdades da UERN; e em Ética e Filosofia Política, para professores da rede pública e demais interessados. 

Em 2000, assumiu a chefia do Departamento de Filosofia e ajudou a criar o Curso de Filosofia em Caicó e em Mossoró, em 2001. Em 2003 coordenou o Curso e a Oficina do Pensamento, na Semana Nacional do Livro, do SESC, com a turma de Antropologia Filosófica. 

Em 2005 foi assessor da Pró-Reitoria de Recursos Humanos e Assuntos Estudantis (PRORHAE). Desde então, assumiu a Supervisão de Estágio III e IV do curso e tem pesquisado sobre As Condições do Ensino de Filosofia em Mossoró, atividade pela qual se vislumbrou comemorar os 10 anos do Curso de Filosofia em Mossoró e sua autoavaliação. 

Atualmente é o vice-diretor da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (FAFIC), além de coordenar o Núcleo Docente Estruturante (NDE) de Filosofia e os estágios das licenciaturas em Geografia, História e Sociologia, objetivando promover a interação entre a UERN e a Educação Básica, no cumprimento da função social com a sociedade. 


2 comentários: